segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Práticas Tibetanas

Lo Jong
Lo Jong é um exercício de treino para a mente. Lo=mente – Jong=treino

Sua prática proporciona a transformação da mente.
Sempre que nos encontramos numa situação difícil decorrente da vida, nosso estado mental fica confuso e devemos usar esse estado como uma opo
rtunidade para praticar o Lo Jong e transformar esse estado para atingirmos um nível mental mais elevado.
Durante os ensinamentos de um mestre, podemos refletir suas palavras como mensagens e assim, racionalizá-las ou contemplá-las.
Está é a técnica do treino da mente. A consciência pode expandir e nossa sabedoria se tornar mais completa e assim experimentar a paz interior.
É uma prática muito intensa.




Lu Jong
Lu Jong significa treino do corpo(Lu=corpo;Jong=treino), assim como o Lo Jong é o treino da mente(Lo=mente).
Lu Jong é conhecido n
o ocidente como o Yoga Tibetano, onde os movimentos corporais terapêuticos estão relacionados com a medicina Tibetana e é um exercício de cura muito antigo na tradição Vajrayana. É uma técnica para abrir os chakras do corpo tanto a nível sutil quanto grosseiro.
O corpo físico é grosseiro e está relacionado aos cinco sentidos, já o corpo sutil possui vários canais pelo corpo físic
o.
Para ter uma vida longa e saudável, é muito importante cuidar do corpo e da mente, fazendo-os funcionar muito bem. Praticar o Lu Jong é um grande passo para conseguir um corpo saudável e manter a mente feliz. A prática não só permite a manutenção da saúde como também prevenção contra nova
s doenças e curas.
Já na prática espiritual, o Lu Jong é muito importante como meio para a abertura dos chakras, alcançado assim um estado de espírito mais elevado, sabendo-se que o corpo é um veículo para atingir tal estado, ou a Natureza de Buda.

São cinco os exercício
s principais que estão intimamente ligados com os 5 elementos: terra, ar, água, fogo e vento.
Esses 5 movimentos básicos iniciais são feitos com base na coluna, pressionando pontos específicos, físicos e energéticos, ao longo da coluna pelas nossas vértebras e leva apenas de 10 a 15 minutos para praticar diariamente.
Pode ser praticado por todos e não requer flexibilidade. Dentro do limite de cada um, esse yoga não trabalha com permanência em posturas complicadas e nem esforço físico exagerado.






Tog Chod

Tog Chod é conhecido como exercício externo de Lu Jong e por vezes como dança Yaman, a dança do Senhor da Morte.
É uma técnica muito poderosa que utiliza os movimentos do corpo juntamente com o simbolismo da espada para reduzir o medo e a expectativa, assim como libertar a raiva e a alegria intensamente.
Utilizamos das emoções contidas para realizar esta prática que tem como um dos objetivos cortar nossas várias cabeças, nos libertar de tantas máscaras e amarras.
Podemos considerar o Tog Chod como um tipo de meditaçao em movimento, onde, focamos nossa atençao no corpo, na postura, e nos movimentos e então liberamos nossa mente de tudo, no todo, no vazio.
É um método fácil para meditar que dispensa tanto controle dos pensamentos.
Nos proporciona mais agilidade física, oque é saudavel, trabalhar o corpo , mas também nos tornamos melhores mentalmente e emocionalmente.
.


WORKSHOP
PRÁTICAS TIBETANAS


Lu Jong (Yoga Tibetana – treino do corpo)
Tog Chod (exercícios externos – arte marcial com espada)
Alongamentos

Meditação
Massagem











Alongamentos

Alongar para aquecer o corpo antes de cada prática física é extremamente importante, assim como um alongamento ou relaxamento ao final da atividade.
O alongamento oferece inúmeros
benefícios e não somente o de preparar para o início de uma atividade física : reduz a tensão muscular tornando os movimentos mais soltos e fáceis de serem realizados, aumenta a flexibilidade, previne lesões, facilita atividades intensas, desenvolve a consciência corporal, ativa a circulação e relaxa, além de liberar tensões e bloqueios nervosos emocionais.




Meditação
Meditação da palavra meditare em Latim, significa voltar-se para o centro.
Geralmente praticada com sentido espiritual, pode também servir como instrumento para o desenvolvimento pessoal independente de religiosidade, pois proporciona tranquilidade mental e emocional, aumento da concentração , alívio do estresse e maior serenidade.
Meditar é ter consciência e portanto auto-conhecimento e auto-controle.
Existem diversas técnicas de meditação, porém o principal é atingirmos um estado de paz interior que deve ser perpetuada para o nosso exterior, oque com a prática regular podemos alcançar.



Massagem

Massagem é a aplicação de uma certa força ou vibração sobre determinadas áreas do corpo para estimular a circulação, a elasticidade e desbloquear tensões.
Atua tanto no corpo físico como no emocional e mental, por isso além de revigorar o corpo do desgate das atividades diárias e dores físicas, a massagem também proporciona aconchego e acolhimento afetivo e alívio do stress psicológico.
Num contexto geral, a massagem tem o objetivo de restabelecer o estado natural de harmonia da vida e da energia vital no corpo.


.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário